Francisco Salinas Portugal

Francisco Salinas Portugal (Limia Baixa, Galiza, 1955), licenciado em Filologia Românica e em Filologia Galego-Portuguesa pola Universidade de Santiago de Compostela, onde se doutorou desta última especialidade em 1992 con uma tese intitulada A escrita da angolanidade na narrativa de Pepetela. Foi professor em Paris durante um ano e ampliou estudos na Universidade de Lisboa.
Foi profesor de Língua e Literatura galegas no ensino secundário e, desde 1991, é professor Titular na Universidade da Corunha, primeiro como docente de língua portuguesa e posteriormente de literatura portuguesa e de literaturas de língua portuguesa.
Participou na criação da AGAL e na constituição da AIL, tem participado em congressos nacionais e internacionais da sua especialidade e tem impartido conferências sobre temas de língua e literatura galegas e sobre literaturas portuguesas e literaturas de língua portuguesa.
Colaborou em revistas como Agália (A Coruña),Colóquio/Letras(Lisboa), Nova Renascença (Porto), Mealibra (Caminha) A Nosa Terra (Vigo), Mar Além (Lisboa), Luzes de Galiza (A Corunha),História-Revista (Goiânia), Hegast (Donósti), Bocabilingue (Madrid-Lisboa), Santa Barbara portuguese Studies (Santa Barbara-Califórnia), Portuguese Literary & Cultural Studies (Massachusets),Revista de Studi portoghese e brasiliani (Pisa / Roma), etc.
Entre os seus livros encontram-se Rosto Negro (1994), O Texto nas Margens (1997), Entre Próspero e Caliban (1999), A Máscara do Sagrado (2001) ou Literaturas africanas en lengua portuguesa (2006).
Currículo