O PESSOAL AVALIADOR DA AGÁLIA. REVISTA DE ESTUDOS NA CULTURA
A Agália. Revista de Estudos na Cultura publica estudos de caso, trabalhos procedimentais e teórico-metodológicos, recolhas e análises bibliográficas ou documentais, abordagens quantitativas e qualitativas, e qualquer outro resultado dum processo investigador enquadrável no alargado campo dos “Estudos na Cultura”, espaço multidisciplinar em que entendemos referenciadas a totalidade das “Ciências Sociais e Humanas”.
Com o objetivo de garantir a qualidade científica dos trabalhos recebidos, a Agália. Revista de Estudos na Cultura acompanha um processo de revisão de originais por pares anónimos (double-blind peer review process). Para avaliar os contributos, o pessoal responsável dispõe de um “Formulário de revisão de originais” (acessível no documento “formulário_revisão”) em que poderá comentar e justificar oportunamente todos aqueles aspetos relacionados com o trabalho objeto da avaliação.
Tanto a alta qualificação desta Revista de Estudos na Cultura no Brasil como o nosso objetivo de a Agália poder atingir em breve uma posição similar também na Europa, fazem com que os estándares de publicação da nossa revista estejam situados num nível igualmente alto. Isto não seria possível sem a colaboração nos labores de avaliação de pessoal investigador especializado nas várias áreas de conhecimento atendidas pola Agália que, com o seu rigor e exigência na hora de avaliarem a qualidade científica de cada contributo submetido a esta publicação galega de âmbito internacional, honram e reforçam a nossa revista.
Para facilitar o processo de avaliação, e apenas com uma função orientativa, são referidas na continuação uma série de pautas destinadas às pessoas responsáveis pola revisão de originais. O texto de cada informe não tem limite de espaço.
1. Interesse e âmbito temático
– O trabalho avaliado é original e tem interesse para a comunidade científica?
– O contributo aborda algum dos âmbitos temáticos atendidos na Agália. Revista de Estudos na Cultura? Contribui para a progressão do conhecimento na área em foco?
– Outras considerações sobre o interesse e o âmbito temático do trabalho.
2. Apresentação formal e estrutura
– O trabalho acompanha as Normas de Edição e as Normas Técnicas da revista?
– Quer na sua versão portuguesa quer em língua inglesa, o título é apropriado e corresponde-se com o conteúdo do trabalho avaliado?
– O “Resumo” é claro e conciso? Esta bem estruturado e achega suficiente informação sobre objetivos, hipóteses de partida, procedimentos utilizados e principais resultados atingidos?
– A extensão do título e do resumo é ajeitada?
– As “Palavras chave” são suficientes e adequadas?
– A estrutura e a organização do corpo do trabalho em epígrafes é apropiada?
– As tabelas, gráficas ou imagens (se as houver) são suficientes e estão bem construídas? São melhoráveis na sua apresentação e/ou interpretação?
– Outras considerações sobre a apresentação formal e a estrutura do trabalho.
3. Fundamentação teórica e metodología
– O trabalho está bem fundamentado do ponto de vista teórico?
– A metodologia (ou as técnicas propostas para atingir o objeto de estudo) é exposta e/ou utilizada de maneira apropriada?
– Outras considerações sobre a fundamentação teórico-metodológica do trabalho.
4. Recomendações de conteúdo
– O(s) assunto(s) focados no trabalho são delimitados e identificados de forma clara?
– O trabalho proposto está organizado de acordo com as normas e procedimentos básicos de um trabalho de investigação (apresentação, objetivos, métodos e procedimentos, desenvolvimento e conclusões)?
– Os dados referidos, o corpus utilizado e os materiais achegados são suficientes para poder replicar o estudo?
– Os resultados fornecem informação pertinente em relação com os objetivos focados no estudo?
– As conclusões estão justificadas de acordo com os dados e a informação contida no corpo do texto? São suficientes?
– Outras considerações relacionadas com o conteúdo do trabalho.
5. Recomendações bibliográficas e sistema de referenciação
– As referências bibliográficas citadas ao longo do texto figuram na epígrafe correspondente do trabalho de acordo com o sistema de referenciação bibliográfica da revista (normas MLA)?
– A bibliografia citada é suficiente e nela estão presentes os trabalhos mais importantes e atualizados relacionados com os assuntos focados? Precisa outra bibliografia? Qual?
– Outras considerações relacionadas com a bibliografia (não) referida no trabalho.
6. Outras recomendações
Nesta epígrafe pode indicar qualquer outra consideração não referida nas epígrafes anteriores.